A gente não costuma ver muitas receitas com o alho-poró. Mas é uma delícia, tem um sabor todo especial e pode ser usado em diversos pratos substituindo a cebola.
Essa hortaliça é parente da cebola e do alho e se assemelha à cebolinha verde, Mas suas folhas são maiores e os talos mais espessos. Os talos (a parte comestível) são brancos e compridos. Têm sabor adocicado que lembra ligeiramente o da cebola. As folhas mais duras, verde-escuras, devem usadas para aromatizar caldos caseiros de qualquer sabor (carne, frango, legumes ou peixe)
Pode ser preparado inteiro ou fatiado, refogado, cozido ao vapor ou assado. O cozimento deve ficar al dente para que não perca a textura e o sabor delicados (além de evitar que exale um cheiro forte de enxofre). É um ótimo ingrediente para recheio de tortas, cremes, suflês e risotos.
Vou postar mais receitas ok?
Ingredientes:
800g de alho-poró, 2 dentes de alho, 2 colheres (sopa) de manteiga, fio de óleo, galinhos de tomilho fresco a gosto, 100g de queijo cheddar ralado, sal, pimenta-do-reino, 200ml de creme de leite
Modo de Preparo:
Retire as folhas machucadas do alho-poró, apare e descarte as extremidades. Corte os talos em 4 partes ao comprido e pique grosseiramente. Com ajuda de uma peneira lave bem para que saia toda a sujeira. Em uma panela, refogue o alho e refogue na manteiga. Retire as folhas dos galhos do tomilho. Assim que o alho começar a dourar, acrescente o alho-poró e as folhas de tomilho. Mexa um pouco, aumente o fogo e cozinhe por +- 10 min. Retire a panela do fogo e acrescente o sal e a pimenta-do-reino. Adicione o creme de leite e metade do queijo ralado. Misture e coloque em uma travessa refratária. Polvilhe com o restante do queijo e leve ao forno pré-aquecido (200C) por 20 min. Até que fique dourado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário