terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Polpetone à Parmegiana

De origem italiana, essa receita aproveitava sobras de carnes de vitelo e outras. Usavam ervas, especiarias e pão amanhecido para cozinhar. No século XVIII foi mencionada em como L’arte di utilizzare gli avanzi della mensa” (A arte de se utilizar os excessos).
A palavra polpettone, tem origem no latim pulpa, que significa sem osso. A receita original é recheada de queijo, mas surgiram variações como presunto, calabresa, ovos e até verduras.

Nessa, além de alguns temperos a mais, incrementei com o molho à Parmegiana. Ficou melhor ainda! Hum!!




Ingredientes:


700 gramas de carne moída; 1 cebola ralada; 2 pães franceses amanhecidos; leite o suficiente para molhar o pão; tempero em pó para carne; 1 colher de sopa de mostarda escura; shoyu (cuidado para não salgar); 1 colher de sopa de queijo parmesão; 1 ovo; pimenta-do-reino a gosto; cebolinha a gosto; farinha de trigo; farinha de rosca; ovos batidos (suficiente para empanar)

Recheio:

300g de mussarela ralada

Molho:

500 ml de molho de tomate (no mercado existe versão "À Parmegiana". É uma delícia)
200 gramas de queijo parmesão

Modo de preparo:

Coloque os pães de molho no leite. Tempere a carne com o tempero em pó e misture a cebola, o ovo, a mostarda, a pimenta-do-reino e o shoyu. Misture bem. Esprema bem os pães para tirar bem o líquido e misture à carne. Adicione a cebolinha e o queijo parmesão. Misture até que os ingredientes fiquem bem incorporados. Leve a geladeira por no +- 1h. Faça bolas grandes com a carne. Sobre um papel filme amasse e abra no formato de disco. Recheie com a mussarela ralada e feche no formato de polpetone. Aperte para ficar como um bife achatado. Feche bem as bordas. Passe os polpetones pela farinha de trigo, depois nos ovos batidos e em seguida pela farinha de rosca. Frite em óleo bem quente. Distribua os polpetones em uma travessa refratária, cubra com o molho de tomate e salpique queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido (médio) por +- 15 minutos para derreter o queijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário